Regulamento para Submissão de Temas Livres
O limite para envio de trabalhos DIA 03 DE JANEIRO DE 2023 ATÉ às 23h59 (horário de Brasília)
INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS – LEIA ATENTAMENTE
Caso ainda não esteja cadastrado no evento, acesse o menu “INSCRIÇÕES”, no topo da página, e preencha o formulário. Cadastre um endereço de e-mail válido, pois toda a comunicação referente ao trabalho será realizada por meio deste e-mail. O sistema informará que seus dados foram cadastrados com sucesso e exibirá um botão com o conteúdo “Clique Aqui” para acessar sua área restrita. Ao acessar a área restrita clique no menu “Meus Trabalhos” e siga as instruções. Para as próximas conexões você não precisa efetuar novamente a inscrição, pois já está inserida no sistema. Neste caso forneça o login e senha, com os quais se cadastrou e acesse a área restrita.
CRONOGRAMA
Data limite para submissão: 03/01/2023
Prazo para o resultado dos aprovados: 21/01/2023
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS
– Serão aceitos no máximo 05 (cinco) autores por trabalho
– O responsável pelo envio deve estar inscrito e com pagamento efetuado para realizar a submissão até dia 24/12/2022.
– Deve ser inserido o e-mail e CPF de todos os autores.
– O resumo deve ser enviado em PDF
– No arquivo do resumo não devem estar identificados os nomes dos autores ou instituições, essas informações serão preenchidas no formulário, evitando conflito de interesse no momento da avaliação.
Os resumos deverão ser enviados de acordo com o tema central: “O que fizemos, como estamos e para onde vamos” e segundo os principais eixos:
– Eixo Cuidado Individual, Familiar e Comunitário
– Eixo Gestão
– Eixo Formação
– Eixo Pesquisa
– Eixo Inovações no Cuidado / Tecnologias em Saúde
TEMAS:
» 1. Eixo Cuidado individual, familiar e comunitário
– Abordagem Comunitária
– Abordagem Familiar
– Abordagem Integral
– Atenção Domiciliar
– Atividades de Grupo
– Comunicação em saúde e relação médico-paciente
– Cuidados Paliativos
– Educação em saúde / Educação popular
– Esgotamento profissional
– Gestão da Clínica, Acesso e apoio especializado
– Prática Clínica em Medicina de Família e Comunidade (casos clínicos, rotinas, protocolos, medicina ambulatorial, visita e assistência domiciliar em MFC e APS)
– Práticas integrativas e complementares
– Prevenção Quaternária
– Saúde Escolar
– Saúde Planetária
– Trabalho em equipe / com a equipe de saúde e esgotamento profissional
» 2. Eixo Gestão
– Acesso
– Apoio Matricial
– Áreas de atuação do MFC (Serviços de APS com especial interesse/populações vulneráveis, ensino, telemedicina / atendimento remoto, regulação, gestão, serviços de atenção domiciliar)
– Controle Social
– Formas de contratação, flexibilização de horários e atenção à saúde baseada em valor
– Gestão do processo de trabalho
– MFC na saúde suplementar
– Políticas informadas por evidências
– Trabalho em equipe
– Valorização Profissional / Plano de Cargos e Salários
» 3. Eixo Formação
– Desenvolvimento profissional continuado
– Educação Permanente em MFC e APS
– MFC e APS na universidade (graduação e pós-graduação)
– Modelos docente-assistenciais em MFC e APS
– Residência / Especialização
» 4. Eixo Pesquisa
– Avaliação de resultados em APS
– Carga Global de Doenças
– Como pesquisar em APS
– Como se atualizar em APS
– Estudos epidemiológicos na Medicina de Família e Comunidade (MFC) / Estratégia de Saúde da Família (ESF) / Atenção Primária à Saúde (APS)
– Metodologias de pesquisa e produção de conhecimento em APS
» 5. Eixo Inovações no Cuidado / Tecnologias em Saúde
– Atualização em recursos diagnósticos
– Educação à distância em MFC e APS
– Inovações em comunicação na saúde (mídias, redes sociais, podcast, rádio), interprofissional e com a população
– Novas metodologias educacionais
– Telemedicina
O resumo não poderá conter gráficos, figuras, fotos e tabelas.
Instruções para preenchimento do formulário:
Título: Em letras maiúsculas em negrito e máximo de 200 caracteres.
Autores: relacionar nome e sobrenome dos autores (no máximo 5 autores), sendo o do autor principal colocado em primeiro lugar, sem abreviaturas, sem titulação. Todos os autores devem seguir o mesmo padrão de apresentação. Ex: André Mendonça Henriques Diniz, Marcelo Pelizzaro Dias Afonso. Instituição: nome da instituição de todos os autores, por extenso com a sigla entre parênteses. Somente inicial da afiliação institucional em letra maiúscula e substantivos próprios. Ex: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Os resumos dos trabalhos deverão ser anexados na plataforma de submissão de trabalhos, em PDF, seguindo o modelo disponível no link abaixo:
Clique aqui para baixar o modelo de Resumo para Submissão
O corpo do resumo para as formas de apresentação deverá conter:
– Introdução
– Objetivo
– Metodologia ou descrição da experiência (contexto, principais etapas, o que se esperava)
– Resultados
– Conclusões ou hipóteses
– Referências: no máximo 5 (cinco), no estilo Vancouver. – NÃO CONTABILIZAREMOS AS REFERÊNCIAS NA QUANTIDADE DE CARACTERES
– Palavras-Chave: no máximo 4 e no mínimo 1. Baseado no DeCS: https://decs.bvs.br/
– Código Q ou CIAP-2: no máximo 4 e no mínimo 1. O Código Q é uma terminologia que vem sendo desenvolvida por um grupo de trabalho da WONCA. O 3CGP se constitui na soma da Classificação Internacional de Atenção Primária (CIAP-2) com os Códigos Q. Enquanto a CIAP-2 é a classificação clínica da prática da Medicina de Família e Comunidade, os Códigos Q são a classificação dos conteúdos não clínicos da especialidade. A sua utilização é uma experiência pioneira no mundo e certamente contribui para o desenvolvimento científico da Medicina de Família e Comunidade no Brasil e em outros países ao facilitar a informatização e o processo de análise dos conteúdos trabalhados cientificamente por médicos de família. https://www.hetop.eu/hetop/Q?la=pt&rr=CGP_CO_Q&tab=1#la=pt&rr=CGP_CO_Q&tab=1&q=Q
Serão aceitos no máximo 3 resumos por inscrito.
O apresentador do trabalho deverá ser um dos autores.
A aprovação dos resumos, assim como a forma, serão divulgados oportunamente.
A forma de apresentação dos trabalhos (oral ou pôster) será sugerida pelo congressista, mas será definida pela comissão científica no momento da avaliação do resumo. Essa informação será informada na divulgação dos resultados.
Após a publicação do resultado, os trabalhos que forem aprovados na categoria pôster deverão serguir o seguinte modelo (link para download aqui) , que devem ser submetidos, em PDF, até 28/01/2023, na plataforma de submissão de trabalho, em local indicado.
No caso da apresentação oral, o congressista deverá utilizar o modelo de slides do nosso congresso (link para download aqui), montar sua aula e gravá-la em vídeo, com duração máxima de 5 minutos. Este vídeo deverá ser colocado no YouTube e o link do mesmo deverá ser postado na plataforma de submissão de trabalhos até o dia 28/01/2023.
Tanto os pôsteres quanto os vídeos dos trabalhos orais serão disponibilizados para acesso via QR Code, para os congressistas e os avaliadores. Comentários serão feitos na própria página de acesso aos trabalhos.
Para acessar o certificado do trabalho aprovado o autor que submeter o resumo precisa ter efetuado o pagamento da inscrição e estar presente no evento.
Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado, com o nome de todos os autores. O certificado será disponibilizado na área restrita do autor que submeteu o trabalho, e este deverá repassar aos demais autores.
Ao submeter o resumo, o autor autoriza a sua publicação nos Anais do 9° CONGRESSO MINEIRO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE.
Os trabalhos científicos aceitos para envio poderão ser de 4 tipos:
Pesquisa quantitativa: são pesquisas que utilizam metodologia quantitativa no seu desenho.
Pesquisa qualitativa: são pesquisas que utilizam metodologia qualitativa no seu desenho.
Relatos de experiência: são trabalhos que relatam casos ou experiências os quais explorem um método ou problema por meio do exemplo.
Temas de revisão: são trabalhos que apresentam síntese atualizada do conhecimento disponível sobre matérias das ciências da saúde
AVALIAÇÃO E ACEITE
A avaliação dos resumos enviados será realizada por uma comissão constituída para essa finalidade. Para tal avaliação serão levados em conta: (a) Redação e estrutura; (b) Originalidade; (c) Metodologia científica; (d) Resultados; (e) Impacto e relevância do trabalho.
Obs: (c) e (d) não são aplicáveis aos relatos de experiência.
A comissão científica reserva-se o direito de não aceitar resumos que não contemplem os temas do Congresso ou que não apresentem aspectos relevantes dentro da temática ou não estejam de acordo com os critérios pré-estabelecidos.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail “cmmfc2022@gmail.com“.
A plataforma de submissão estará disponível a partir do dia 15 de julho.
Até lá aproveite para preparar o seu trabalho.
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